quarta-feira, 21 de julho de 2010

É do Orkut que os brasileiros gostam mais...............

Orkut: Preferência Nacional



O facebook poder ser a rede social mais acessada do mundo, mas aqui no Brasil só dá Orkut. Ele é mais popular do que seu principal concorrente, o facebook.

Número 1 do Brasil
Enquanto o facebook cresce a passos largos e conquista cada vez mais internauta no mundo, o Orkut no Brasil permanece no auge e sem ameaça de perder o trono, pelo menos por enquanto. O facebook no país é pouco acessado, a preferência é mesmo pelo Orkut o número 1 dos brasileiros
Só há dois países onde Orkut lidera: Brasil e Índia. No dia 9 deste mês o G1 agência de noticias da Globo anunciou a diminuição da popularidade do Orkut na Índia. A empresa ComScore especializada em pesquisa midiática divulgou  no mês de maio os números de acessos nas duas redes no país: no Orkut 19,7 milhões contra 18 milhões do facebook. A diferença é bastante apertada. Os números mostram que o Orkut está cada vez mais perdendo espaço para o facebook nesse país.


Agora repare nesses dados também da Comscore, os números confirmam a liderança do orkut no Brasil: foram 29 milhões de visitantes mês contra apenas 8 milhões do facebook. (Informações da Matéria divulgada no dia 09/07/10 no G1)






Para a maioria dos internautas brasileiros o facebook ainda não encantou. Os relatos são de que diariamente várias pessoas recebem convites para a rede. Muitas são convidadas pelos próprios amigos do Orkut e do hotmail. O que acontece na maioria dos casos é que alguns não acham o facebook atrativo.



Tem pessoas que até considera a rede “sem graça” como destacou a Publicitária, Samia Cardeal. Ela disse que recebeu o convite e aderiu à rede, mas com o tempo não se agradou. “O Orkut é de mais fácil acesso. O outro é bem mais apagadinho. Tenho mais amigos no Orkut. O facebook não me interessou” ponderou.





A pedagoga, Indalice Rafaela,assim como a publicitária também tem uma experiência parecida com o facebook. Ela conta que a rede disponibiliza de ferramentas difíceis de utilizar. Para ela o Orkut é mais prático e mais fácil de usar. “Os dois são muito parecidos, possuem basicamente o mesmo modelo, porém prefiro o orkut”, diz


Na disputa pela liderança, na argumentação de qual é a melhor, o que conta mesmo é a livre escolha de cada internauta em busca do serviço ou aplicativo oferecido pela rede. Se o Orkut contempla mais a expectativa e anseios de muitos, o facebook oferece mais ferramentas para outros. A opção é mesmo de cada um.
Nesse meio termo, sem dúvida, há pontos positivos e negativos das duas redes. O que cada um espera e o que ela pode oferecer é bastante individual. 

fotos reprodução do orkut e facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário