quinta-feira, 27 de maio de 2010

Cyberbullying:

TER ORKUT NEM SEMPRE É DIVERTIDO!!!
Você pode se deparar com situações nada agradáveis!



O surgimento das novas tecnologias estimulou cada vez mais a interatividade entre os jovens. São um amontoados de e-mails, twitter, mensagem de texto e muito mais. Tem gente, por exemplo, que possui dois Orkuts, por que, um, não dá pra reunir em um só, todos os conhecidos de sua rede de relacionamento. Pra uns, um exagero, para outros, necessidade.

Aí é onde mora o perigo. À medida que você aumenta sua rede de relacionamento, você pode esta colocando em risco sua própria reputação e, no entanto, ser alvo de difamação no meu eletrônico. Esse é o risco que todos podem assumir ao ter um perfil numa rede social. O espaço destinado para entretenimento e diversão pode  passar a ser um grande vilão em sua vida.

Certamente, você já deve ter conhecido ou pelo menos ouvido falar de alguém que teve o Orkut invadido por pessoas “desconhecidas” tornando sua vida, afinal, num inferno. De um espaço onde lhe oferece a encontrar amigos, ter contatos com pessoas queridas distantes e interagir com amigos esse mesmo espaço também pode ser usado contra você e pior publicamente.

PESQUISA

Uma pequisa publicada pela revista capricho do mês de abril divulgou que 58% das meninas já sofreram cyberbulling. A maioria delas, segundo a revista teve que lidar com criticas ao seu jeito de ser, depois chorou por dias, mas não fez nada contra os agressores. A pesquisa confirma ainda, que 60% dos casos, eles eram alguém da escola. Pesquisa foi feita pela internet e ouviu 13.428 meninas.

Esses dados comprovam bem o que acontece no meio eletrônico. No caso de walesca Somali, não foi diferente, ela teve seu Orkut invadido por pessoas mal intencionadas, isso prejudicou bastante sua vida por um bom tempo. Ela conta que seus pais ficaram muito chocados com a situação. “Fiquei muito triste quando vi meu perfil com uma montagem muito feia. Fiz outro Orkut, desta vez, mais seguro”, diz.

Walesca tem absolutamente certeza que foi alguém conhecido quem fez essa barbaridade com seu perfil no Orkut. Ela salienta que pessoa que faz esse tipo de zombação não tem o que fazer. “Essas pessoas têm prazer de vê a miséria dos outros, e fingir ser apenas de ‘brincadeira”, desabafa. Walesca tem várias amigas que já passaram pela mesma situação. “Acho que quase todas. Às vezes parece até normal”acrescenta. Na sua opinião pode acontecer com qualquer pessoa, por que segundo ela, própria internet ensina como hakear por meio de vídeos. “Como aqueles BAIXA AQUI, que ensina tudo”,conclui.

"Tenho absolutamente certeza de que foi alguém conhecido que fez essa barbaridade comigo",Walesca.

Geralmente começa com mensagens ofensivas, xingamentos, zoação, na tentativa de denegrir a imagem da pessoa. O termo BULLYING compreende todas as formas de atitudes agressivas, intencionais e repetidas, que ocorrem sem um propósito evidente, por um ou mais estudantes contra uma pessoa ou grupo, causando um sentimento de baixa estima, além de dor e angústia. Na maioria das vezes a ação é voltada pela a intimidação da vítima.

Existem várias ações que pode configurar bullying:
Coloca apelidos - Ofender - Zoar Encarnar - Sacanear
Gozar - Humilhar - Fazer Sofrer- Discriminar- Excluir
Isolar - Ignorar - Intimidar -Perseguir- Assediar
Ignorar - Aterrorizar - Amendrontar -Tiranizar- Dominar
Aterrorizar - Bater - Chutar- Empurrar- Ferir
Quebrar pertences - Roubar

Portanto essas ações podem estar presentes tanto na escola como no meio eletrônico. Esse comportamento na internet é conhecido como bullyingvirtual, cyberbullying e online bullying. São definições para aqueles que procuram denegrir a imagem de alguém. Isso já é entendido como uma atitude criminosa. O "Bullying" virtual ou "Ciberbullying", é a nova versão online do fenômeno. O que antes acontecia apenas dentro da escola, agora é possível que ofensas, calunias e difamação de todo o jeito sejam feitas na rede- no ciberespaço.

Na escola de certo modo fica mais fácil de identificar os agressores, isso por que a ação do bullying nasce e muitas vezes terminam na própria escola. Aquela velha brincadeirinha que aparentemente não faz mal a ninguém,pode mais na frente se transformar em um ato violento. Um caso recentemente chamou a atenção da mídia nacional e internacional. Desta vez a vitima foi uma princesa. Aiko, do Japão filha do príncipe herdeiro Naruhito e da princesa Masako, e neta do imperador Akihito. Com esse episódio a sociedade e especialistas da área voltaram a discutir o assunto.

Na internet a situação ganha mais força, isso por que a rede cria e proporciona facilidades para a produção de páginas e comunidades na internet. A hostilidade se intensifica por que o grupo de zombadores tradicionais dá lugar aos e-mails, mensagens de texto ofensivas, montagens humilhantes realizadas por fotografias digitais, que pode ser facilmente encontrada na própria rede. E como se não bastasse às ofensas se estendem as salas de bate papo, hostilizando ainda mais a vítima.

A Delegada, Patrícia Pinheiro, especialista em direito digital, em entrevista a Revista Folha reforçou a questão da exposição da pessoa ofendida na internet. "O jovem não pára para pensar que a internet está no mundo. A conseqüência dos crimes contra a honra, de calúnia e injúria na internet é desproporcional ao dano", afirma. "Há, inclusive, aumento de pena, pois a pessoa foi exposta no mundo." Diz.


Nenhum comentário:

Postar um comentário