sexta-feira, 21 de maio de 2010

Célula artificial: a ficção tornou-se realidade


Imagem da primeira célula artificial produzida em laboratório. O homem chegou lá.
“Fascinante, mas também assustador” foi assim que o Bom dia Brasil que é apresentado pelas manhãs, na Rede Globo, abriu o programa para anunciar a mais nova descoberta da ciência. “A vida artificial” se referindo as recentes descobertas sobre a reprogramação de celulas comparando a pesquisa aqueles conhecidos filmes de ficção cientifica. A priori, os cientistas afirmam que o conhecimento sobre o assunto vai possibilitar perceber melhor a biologia da vida.
Não é todo dia que o mundo é prestigiado com uma noticia de que pela primeira em todos os tempos o homem conseguiu criar uma espécie de célula artificial. E a vem pergunta que não quer calar! De que forma isso pode contribuir para a humanidade?
Craig Venter o idealizador da pesquisa e responsável por inúmeras outras revelou que os estudos poderão a curto, médio e longo prazo contribuir para desenvolvimento de novos medicamentos, outras fontes de alimentos e até novos métodos de limpeza de água.
Fica aí a pergunta? será que essa descoberta vai ser possível ser usada para desenvolver projetos, por exemplo que viabilizem curas em doenças crônicas, como o câncer. Em se tratando de saúde eu vou mais além será que estamos perto de descobrir remédios ou procedimento eficientes que nos leve a cura de doenças incuráveis, será?
No entanto, não podemos deixar de sermos otimistas, pois um grande passo já foi dado, e de agora por diante outras descobertas sairão a partir dessa. Torço para que esses avanços científicos possam sempre ser direcionados visando algo melhor para a humanidade. Algo que possa garantir de preferência uma vida mais longaaaaaaaa.
A descoberta aconteceu, mas existem ainda muitas perguntas. E um universo de indagações ainda sem respostas. Deixo esse trabalho, lógico, para os cientistas.
Vamos aguardar cenas dos próximos capítulos nas pesquisas sobre a biologia genética. Será que estamos perto de descobrir o real principio da vida? Será ??????????

Nenhum comentário:

Postar um comentário