quinta-feira, 24 de junho de 2010

A leitura, o Mundo e a Imaginação

Ler é........
Ler é a melhor maneira de entender o mundo. 
Para uns é viver intensamente, outros questão de bom senso e  boa vontade, e ainda tem aqueles que se sentem completos!!!  Na maioria das vezes o prazer pela leitura é descoberto ainda cedo, mas em todo caso, o despertar pela a leitura pode acontecer a qualquer momento, em qualquer idade e a qualquer tempo e de várias formas. Na escola, em casa, no trabalho, com um amigo, basta que o interesse seja estimulado e que a importância sobre a leitura seja entendida como algo essencial e enriquecedor para a vida de cada um.

Para incentivar e despertar o interesse pela leitura, três jovens estudantes universitários deixam aqui algumas sugestões de obras que leram e se encantaram, na tentativa de contribuir para formação de futuro leitores. Em suas palavras de uma maneira objetiva e simples, os jovens registram fatos marcantes e que vale apena ser lembrados.
Confira as sugestões dos jovens leitores:
 
Malu Rayanne Chrisostomos, 19 anos, estudante de jornalismo.  
EU RECOMENDO !!!!!
Livro:   A Cabana, Autor: Willian P. Young (ROMANCE E DRAMA)


Para Malu, ler ajuda a enxergar a vida de maneira diferente, podendo refletir sobre a sua própria existência, mais precisamente reavaliar atitudes, modo de pensar e agir. Segundo ela, mostra também que muitas vezes as pessoas pensam que são esquecidos por Deus, a ponto de enlouquecer e perder completamente a fé; “È esse o momento que mais precisamos dele, e ele está mais presente em nossas vidas”, afirma.
De que fala o livro:

O livro narra uma história de um pai que perde um de seus filhos depois de um acidente. Em seguida descobre que sua filha foi seqüestrada  e morta em uma cabana; O pai viaja para essa cabana onde supostamente sua filha foi morta, e lá ele passa por momentos incríveis, fazendo refletir sobre o amor e o modo de pensar e agir em relação ao mundo que vivemos, conhecendo verdadeiramente Deus!
“Um dos melhores livros que já li”, diz Malu. “Nos mostram uma maneira fácil e profunda de nos relacionar com Deus”, justifica. Ela explica que a leitura provoca  uma reflexão interna sobre Deus; ensinando que o segredo é deixá-lo conduzir a vida de cada um, ao mesmo tempo em que ensina como lidar com  turbulências, estresses, raiva, rancor, ódio, sentimento de tristeza, depressões e diversos problemas que surgem diariamente no dia a dia. Ela considera um livro fácil de entender, provocando curiosidade na medida em que ler. “Quanto mais ler, mais  deseja saber o final”, resume.
 
Ler é ..."Completar-se! Viajar o mundo inteiro sem sair do lugar! A leitura leva o homem a ter uma dimensão mais ampla do mundo e de si mesmo! "Minha alma salta, e ganha total liberdade na amplidão!" (Caetano Veloso)



José da Costa Neto, 18 anos estudante de Direito.
  EU RECOMENDO !!! 
Livro:  “O Morro dos Ventos Uivantes”, de Emily Bronte.

O livro, de acordo, com Neto é bastante interessante. Conta histórias de amor entrelaçados e misturado num caldeirão de emoções onde o amor e o ódio se confundem constantemente até o final do livro. No livro o que mais lhe chamou a atenção foi como Heatcliff- personagem- que demonstra seu amor por várias vezes se vê confundindo com o amado.
Neto explica que o amor é posto nesse livro como um emaranhado de emoções, tendo por inúmeras vezes grandes doses de desespero e ódio. Por fim o livro traz uma árvore genealógica, um fato complexo. “Um ótimo livro”, avalia.

Ler é..... Ler é viver.



Mozart Ávila de Lima, 22 anos, estudante de Biblioteconomia. EU RECOMENDO!!!
Livros:    Vários
Sobre os livros:

Leitor assíduo, Mozart Àvila não sugere apenas um livro, mas vários.  O hábito pela leitura ele adquiriu ainda pequeno, aos 9 anos. Entre as obras que já leu destaques para Frankstein, Drácula, e vário de Paulo coelho, Leu toda a coleção das Brumas de Avalon da autora Marion Zimmer Bradley, os três primeiros da torre negra de Stephen king, As crônicas de Artur de Bernard Cornwell, O Senhor dos Anéis de J.R.R.Tolkien, entretanto já lidos.

“No Brasil eu sugiro Paulo Coelho e André Vianco. As histórias de Paulo coelho são variadas e agradam a maioria do público. Ele envolve realidade com magia. È uma leitura agradável e também acessível, pois suas obras não são caras. 

Ler é ....... Precisa querer. Tempo nunca falta. Um filme que você deixa de assistir ou 10 minutos depois do almoço já é uma parte de um livro que você pode ler.

Nenhum comentário:

Postar um comentário