terça-feira, 30 de novembro de 2010

Problogger: Na opinião de quem entende



Entrevista com Isolda Herculano
Quando o assunto é blog nada melhor falar com quem entende. Veterana na blogosfera, a jornalista Isolda Herculano possui um não, mas três blogues: Blog da Isolda, Mala Jornalística e Tudo em Poesia. ufa! E, neste espaço ela promete trocar figurinhas, compartilhar uma dicas bem legais com vocês.
Um papo bem atualizado que vai deixar os leitores deste blog mais empolgados do que nunca e quem sabe super estimulado em ter um blog. 

Em uma unica questão ela responde várias perguntas. É objetiva e sucinta nas respostas. Confira a entrevista! Vale a pena.



NCeTal- Qual a diferença entre um blogueiro comum e profissional?

Isolda- Na minha concepção, o blogueiro profissional é aquele que consegue garantir o seu sustento (ou parte dele) através da atividade de blogar. Cito o caso clássico do jornalista Ricardo Noblat que tem colunas espalhadas por vários jornais impressos do país, mas dedica a maioria do seu tempo à tarefa de blogar no seu “Blog do Noblat”, hospedado na globo.com. 

O blogueiro comum é aquele com você e eu, que precisa de uma atividade paralela – uma profissão – que lhe garanta o sustento e dedica o tempo que estiver disponível à blogosfera.

NCeTal- Na sua opinião existem blogs que são mais lidos e respeitados do que alguns veículos de comunicação?

Isolda- Não diria que são mais lidos ou respeitados porque isso iria requerer uma pesquisa profunda. Mas posso dizer que alguns blogs já tem a notoriedade e credibilidade de veículos de comunicação tradicional. 

Um exemplo disso é que todos os dias jornais, telejornais e até mesmo programas de rádio (que têm como característica marcante a imediatidade) recorrem a posts de blogs renomados, diariamente, em busca de pautas.

NCeTal- Qual é o perfil de blogs de sucesso? E como se tornar um profissional? O que é preciso para conseguir credibilidade com os internautas? O conteúdo é o cartão visita do blog?

Isolda- Não apenas o conteúdo, mas elementos como periodicidade, clareza, argumento, conteúdo atualizado etc. A forma de comunicação entre o blogueiro e seu público leitor tem características tão própria que em alguns casos somente o tempo pode delinear.

NCeTal- Fale de sua experiência como blogueira? Há quanto tempo você tem seus blogues? Como tudo aconteceu? já pintou algum convite? Já se beneficiou de algo por meio do blog, já facilitou na hora de conquistar um emprego?

Isolda- Meu primeiro blog (O Blog da Isolda) surgiu em 2004 e era apenas uma forma de aprimorar meu texto e manter alguma comunicação com minha família, já que eu acabava de mudar de estado. Naquele tempo blog era uma coisa muito nova aqui no Brasil e eu fui aprendendo a blogar com os meus próprios erros.

Com o aprimoramento, do texto inclusive, surgiram convites sim e até já assinei como colunista no Blog do Noblat. Por causa do blog também já proferi palestras sobre o tema e até ministrei uma oficina de blogs para uma turma de universitários da Universidade Federal de Alagoas. 

Por essas e outras recomendo sempre aos blogueiros que conheço que façam do blog a sua vitrine, coloquem os endereços nos currículos, divulguem o quanto mais puderem. Na blogosfera existem milhares de olhos potenciais e não se pode dar ao luxo de passar despercebido.

NCeTal- O que fazer para tornar o blog conhecido?
Isolda- Não há fórmulas. Para alguns vai ser o esforço de muito trabalho. Para outros uma eventualidade. 

NCeTal- Na sua opinião, qual o verdadeiro mercado da blogosfera no Brasil e em Alagoas? Quanto à questão da publicidade e anúncios tão importantes na blogosfera é difícil conseguir e o que fazer pra conseguir, qual a melhor maneira?

Isolda- Acho que faturar com blog no Brasil ainda é uma coisa complicada, um mercado para poucos, pois mesmo os sites de notícias têm enfrentado dificuldades neste setor. Questiona-se muito a credibilidade das informações postadas online e é preciso transpor essa barreira até que todos se acostumem com a ideia de que o virtual é sim real, como profetizou Pierre Lèvy.

NCeTal - Qual a vantagem de ser blogueiro, já que vc também é repórter e conhece bem os dois lados?

Isolda- Digo sempre que uma boa observação sempre pode render uma boa pauta ou um bom post. Blogar tem a vantagem de poder se posicionar em relação aos fatos, comportamento que o jornalismo na maioria das vezes barra ao repórter. Sendo repórter e blogueira posso ultrapassar no blog as limitações que o jornalismo “de papel” me impõe. Mais ou menos isso.

NCeTal- É preciso fazer algum planejamento para ter blog que lhe dê retorno financeiro?

Isolda- Acho que sim, mas não por se tratar de blog. É que quando se busca rentabilidade é preciso fazer de sua atividade um negócio. E para todo negócio se requer o tal planejamento. Eu nunca pensei em blogar pelo retorno financeiro, portanto sou leiga neste assunto. Apenas opino.

NCeTal- Qual o primeiro passo para começar um blog?

Isolda- Vontade. O restante vai ser facilitados pelas diversas ferramentas que os provedores oferecem a preço de nada.

NCeTal- Com relação ao layout, o seu é basicamente textos, mas existem muitos blogs que conseguiram o sucesso também porque apresentam um layout diferente, bem notável e atrativo? O que acha disso?

Isolda- Acho que tudo depende da proposta, do que se deseja passar ao público leitor. No meu caso foco o texto porque tenho verdadeira tara por escrever, é a minha praia. Mas conheço, visito e recomendo blogs só de fotografias, tiras, histórias em quadrinhos etc. E eles fazem muito, mas muito mais, sucesso do que o meu. A importância do layout para mim é deixar a leitura o menos cansativa possível e facilitar a navegação. Se for possível aliar isso a um design “bonitinho”, melhor ainda.

NCeTal- Como profissionalizar um blog?

Isolda-Dedicando-se a ele como se dedica a uma profissão. Trabalhando diariamente, buscando conhecimento sobre o assunto, dialogando com quem tem mais experiência. Acho que isso aí já daria um bom começo.

http://isoldaherculano.blogspot.com/
http://www.malajornalistica.blogspot.com/
http://www.tudoempoesia.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário