quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Internetês, a linguagem que conquistou o mundo

É de fácil expressão e compreensão, todos falam, vicia e como não poderia ser diferente estar presente nos e-mails e nas redes sociais. 

 Aprender outra língua sempre faz parte dos planos de qualquer pessoa, mas aprender internetês, a língua usada no meio virtual, muitas vezes independe da vontade de cada um, isso por que a comunicação na internet requer dinamismo, agilidade e rapidez e o internetês cai sobre uma luva para os internautas assíduos.




A linguagem da internet

Axo, vc, hehehe, rsrsrsrs, (:-(,. duas ou no máximo cinco letras são suficientes para se comunicar na internet. Essas e tantas outras letrinhas vem fazendo a cabeça de muita gente na web. É que essas abreviações viraram mesmo vocabulários indispensáveis na troca de mensagens independente de idade, sexo ou raça na web.  

Tem gente que, sequer tecla sem reduzir palavras. O hábito virou vício. O vício virou necessidade tudo em nome da rapidez e a agilidade.  Quem usa apostar numa forma de se comunicar de maneira rápida e fácil. 
Redes sociais tomam 60% do tempo dos internautas, diz pesquisas


Orkut, facebook e twitter lideram os sites de relacionamentos mais acessados.
 
As mensagens instantâneas e o e-mail também fazem parte do grupo que fazem uso da linguagem virtual. Três pontos chamaram atenção no internetês: a redução do tempo, a rapidez e a irreverência com que a língua é falada. Ela se mistura em meio aos assuntos profissionais num ambiente informal como um chat e fórum, MSN, por exemplo, a mensagens exibidas nas redes sociais como o Orkut e facebook e o próprio twitter. 

Uma pesquisa divulgada no mês de junho deste ano, pela empresa Ibope Nielsen Online aponta que os brasileiros são recordistas em permanência na internet. A pesquisa constatou também que a maior parte do tempo gasto na web é com redes sociais Twitter, Orkut e Facebook. 


Cerca de 60 % desse tempo é investido nos sites de relacionamentos, motivo a mais para os internautas abusarem das abreviações e redução de palavras. Passando tanto tempo na web, os internautas acabaram adotando a língua como uma forma simples e prática de troca de mensagens. 
Daí por diante o internetês dominou as formas de se comunicar na internet e criou quer queira quer não uma linguagem informal adotada por todas as idades principalmente pelos jovens. 

A internet exige agilidade no meio e as informações devem e precisam ser passadas como se fossem num toque de mágica, ou seja, pra ontem. Tudo acontece muito rápido assim como a compra de um produto, por exemplo, e como não se há tempo a perder a opção para muitos é economizar palavras, tempo e investir numa comunicação com humor sendo está, mais presente nas conversas exibidas nas mensagens instantâneas. 
O Windows Live Messenger é o comunicador mais usado pelos brasileiros estima-se que mais de 50 milhões de usuários trocam milhares de mensagens por dia utilizando a ferramenta de comunicação instantânea da microsft. No mundo são mais de 320 milhões de internautas trocando mensagens.

Emoticons: fala por você
Como é uma língua falada na internet, o internetês é praticamente universal, explorada nos quatro quanto do planeta. A forma dinâmica com que acontece a interação é uma das características da língua. 


Assim como as palavras abreviadas quem fala internetês usa um recuso a mais para expressar algo que muitos querem falar mais não tem coragem ou coisa assim. Entra em jogo os emoticons conhecidos como símbolos gráficos que traduz formas de sentimentos e emoções humanas.  Muito usado em bate papos enos sites de relacionamento. Os emoticons dão uma forcinha extra a todos que querem dizer alguma coisa de si mesma ou para próximo. Sua principal característica é indicar o estado de espírito que se encontra a pessoa, bem como dizer algo para alguém que estar triste ou feliz. Em outras palavras é expressar diferentes sentimento dia a dia.
O estudante de ciências da computação José Roberto, de 17 anos, é uma dessas pessoas que passa horas no computador. O mensseger, por exemplo, é acionado sempre que entra na internet, mesmo que esteja estudando ou fazendo pesquisa, o comunicador permanece lá a espera a qualquer momento de um chamado. Seja qual for a atenção pedida no MSN o internetês está presente. 
“A gente usa uma linguagem bem coloquial buscando abreviar as palavras para escrever mais rápido. Sempre omitindo vogais quando dá”. Roberto.
O estudante  concorda que facilita a comunicação, mas pode viciar e prejudicar o português. “Eu mesmo escrevo sem acento. A maioria das pessoas com que eu converso escreve assim, mas a mudança não é tão grande”.disse Roberto.

A entrevista foi feita pelo mensseger e não podia ser diferente ele respondia as perguntas usando, sabe o quê, o internetês. “hj  3 horas por dia em media,  mas  de costume msmo, ja eh habito, antes  eram mais de 6 axu”, reponde sobre o tempo que passa na internet. Para falar internetês já virou costume.
Internet para o estudante faz parte de seu cotidiano, já foi inserida em suas rotinas. Assim como todas as pessoas que procuram os recursos da web e mundo das possibilidades ele também busca se informar, relacionar e pesquisar “Me relaciono com pessoas, me divirto, me informo, isso com mais agilidade”.

Quando o assunto é concurso o estudante jura que o internetês é deixado de lado, embora muitas vezes devido a rotina de ficar muito tempo na web escrevendo de forma abreviada já deu alguns deslizes como a ausência do acento da palavra número. Ele atribui isso ao costume da linguagem virtual, mas acredita que os prejuízos são mínimos já que é estudante. “Sou estudante e sou obrigado a ter contato com a norma culta da gramática”. Ressalta.

Um comentário:

  1. oi querida, parabéns pelo seu blog, adorei. espero sua visita no meu. beijos. Joelma Couto. Prof. da Escola Maria de Fátima Lira.

    ResponderExcluir