domingo, 17 de outubro de 2010

O país do Orkut; O mais popular do Brasil

Orkut; Paixão Nacional 
Liderando as redes sociais, o Orkut divide as atenções com o facebook, sobretudo, para fins pessoais e profissionais.

Não tem pra ninguém, twitter, facebook, MaySpace, seja qual rede for o Orkut segue liderando como o site de relacionamento mais preferido e mais popular do país, 29 milhões de acessos só no mês de agosto segundo a empresa Comscore, à frente de outras redes.  


Mas, afinal, por que os brasileiros ainda insistem no Orkut, mesmo com tantas outras redes sociais julgadas tão boas quanto a mesma? 

Fala-se muito em popularização, uma vez que o Orkut se tornou conhecido e abraçado pela classe social mais baixa da população C, D e E, bem como o acesso dessa classe à internet. Isto quer dizer que enquanto o Orkut permanece no topo na preferência nacional o twitter e facebook contempla as classes que restam, no caso A e B, segundo especialistas. 



Com funcionalidades mais simples do que o facebook, fácil navegação, voltado mais para a diversão e interação, o Orkut atrai seguidores pela possibilidade de vê fotos, aplicativos de jogos e desenvolver um relacionamento, diga-se de passagem de amizade, numa perspectiva de entretenimento. O facebook e o twitter por ser também redes sociais  tem caráter de entretenimento, porém imprimi uma expressão mais formal do que o Orkut. 
Os especialistas afirmam ainda que a popularização esta no perfil: sendo maioria mulheres e jovens com menor grau de instrução.Ainda menos popular do que o Orkut, apesar da crescente demanda de seguidores o facebook segue coadjuvante na disputa pelo primeiro lugar seguido do twitter. 


Em linhas gerais o facebook é na verdade uma versão melhorada, e profissionalizada do Orkut. Uni-se o útil com o agradável: divulga informações, imagens e mantém relacionamento de amizade e profissionalismo com integrantes da rede. Mesmo com essas qualificações é preciso enfatizar que apesar de o facebook não ser popular tanto quanto, mantém uma postura mais formal e reservado. Mesmo assim ele não decolou em todas as classes sociais, talvez pela possibilidade de ser menos conhecido e não ter ainda caído na graças de todas as classes.

Nota-se que com a popularização do Orkut, o facebook  apesar de ser menos acessado disputa a preferência dos internautas. Muitos usam ainda os dois basicamente pelos os mesmos motivos: pessoais e profissionais. 

Na queda de braço o Orkut leva vantagem na preferência


Orkut - Toma lá da cá- facebook

   
 A publicitária, Iranize Lima, engrossa as estatísticas dos brasileiros que se renderam as redes sociais, cerca de 87% segundo pesquisas realizada pelo Ibope Inteligência. Ela observa um dado real que passa despercebida pelo publico digital, ao passo que o Orkut ganha popularidade também pede terreno tendo que o internauta dividir seu tempo com outras redes pra ser mais preciso com o facebbok, twitter, por exemplo. 

Para ela, o Orkut é uma rede que abrange muitas coisas e revela que possui duas contas no site: uma pessoal e outra com fins empresariais. “O Orkut ainda é usado como ferramenta profissional”, destaca. Ela explica ainda que por meio da rede mantém contato com empresas e pessoas, por exemplo, de outros estados e ressalta que é uma forma de tornar sua empresa a Maxxi Comunicação e Eventos ainda mais conhecida no mercado.

"O Orkut atende ainda minhas necessidades, pessoais e profissionais",Iranize


Iranize também possui o facebook e faz algumas comparações “É uma ferramenta ainda pouco usada por brasileiros, o seu layout ainda pode melhorar,  não tem muitas opções como o orkut, na minha opinião ainda não tem uma dinâmica legal”, analisa a publicitária. Segundo Iranize apesar de gostar muito do facebook, o Orkut ainda atende as suas necessidades tanto pessoal como empresarial. 

A publicitária ressalta ainda que as redes (Orkut e facebook) por sinal são ferramentas essenciais na divulgação de uma imagem pessoal ou profissional de baixo custo. “Com certeza são boas opçõespra quem quer se mostrar no mercado na área profissional a um custo zero”, pondera. Por fim ela afirma que utiliza as redes tanto para fins pessoais como para profissionais.


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