sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Seu perfil nas redes sociais pode revelar quem você é

Esse comportamento já esta sendo avaliado na hora da conquista do tal sonhado emprego


Perfil Virtual


Você não sabe, mas está participando de um reality show, no mundo virtual, parece brincadeira, mas acredite!! Não é bem um Big Brother, mas tem tudo pra ser, o que você esta fazendo, dizendo, participando ou executando na web 2.0 pode ser usado contra você mesmo, não nos tribunais, pelo menos por enquanto, mas sua vida profissional e até pessoal. 

Seus gostos, suas preferências, seus costumes, hábitos e afinidades em comunidades nos sites de relacionamento estão traçando seu perfil por aí a fora. E ôh, pode confiar já tem empresa levando a sério essas características na hora de contratar. 

Sua vida exposta na web
Aquela “inofensiva” comunidade que você encontra nas redes sociais e acredita que tem sua cara, seu jeito, sua opinião tipo: eu sou assim, é dessa forma que penso, que ajo, gosto disso, gosto daquilo ou participa mesmo daquelas mais ofensivas  como “odeio meu chefe”entre tantas na rede.


"STOP" chegou o momento de você começar a refletir e separa o joio do trigo, o que é  pessoal   e o que é profissional, tudo por que as empresas estão começando a mudar a forma de como admitir. É bom tomar cuidado ao divulgar informações de sua vida na web. Tem gente de olho em tudo o que você faz. 
O maior problema não é participar das comunidades, até por que existem várias e interessantes, a questão primordial é quando ela interfere em sua vida profissional. É preciso ter muita cautela ao participar desses grupos, pois pode queimar seu filme. As comunidades como “Eu odeio trabalhar” “Odeio meu chefe”, “Faço sexo no trabalho”, sem dúvida alguma, pode sujar sua imagem pessoal e lhe prejudicar bastante profissionalmente. 
COMUNIDADES NO ORKUT QUE COLOCA EM RISCO SUA VIDA PROFISSIONAL


Na comunidade “Eu não gosto de trabalhar” por exemplo, são mais de novecentos participantes. Na página principal, o administrador  apresenta logo sua mensagem, “Essa comunidade é pra quem detesta ter que acordar cedo e ir trabalhar. Pra quem preferiria 1000 vezes estar de pijama, de boa no sofá assistindo Tv do que aguentando o chefe estressado”.

O que você faria se analisasse um currículo, que apresentasse participações em comunidade como, por exemplo:  "Não gosto de trabalhar na segunda feria",  "Meu feche é um chato",  "Não gosto de receber ordens".

A resposta talvez seria a mesma que muitos recrutadores estão tendo,  a não ser que seja mesmo esse perfil que esteja procurando, sabe se lá.  esse curriculum ta mais pra piada de mal gosto do que pra documento.


O marco da internet é mesmo a instantaneidade e a propagação de informações em tempo e curto espaço,   por conta disso, imagine um país onde praticamente 90 % da população que acessa a web possui sites de relacionamento, como a vida pessoal de cada pessoa que participa das mídias sociais não ficam!

Como não há grandes ferramentas de seguranças na rede o perigo de fotos,vídeos e imagens  íntimas de uma forma geral  cair na  net  pode colocar em risco a vida privada de cada um. Aí já viu, o amigo de seu amigo e pessoas até próximas a você se encarrega logo de repassar. O que começa com brincadeira pode mostrar o que você realmente não é.

Blog seu cartão de visita

Se as comunidades no Orkut revelam quem você é, ou pintam seu autoretrato lhe prejudicando muitas vezes na hora de arrumar um emprego, outras ferramentas da internet como o próprio blog pode ser utilizado totalmente a seu favor como uma carta de apresentação.
Posso dar espiadinha no seu orkut

Especialistas em recursos humanos e recrutadores estão tendo como critério na seleção de uma vaga para o emprego um visitinha extra ao seu perfil no Orkut, por exemplo. O que tão levando em conta mesmo é o que você faz e o que você gosta incluindo ainda com que você anda, isto é, se relaciona e nada como a rede pra ter umas "informaçãozinha extra".

Pra sair bem na fita o interessante é participar de comunidades que tenham um grau de relevância e que satisfaça você e atenda também seu currículo profissional. Consultores apostam num perfil mais técnico do que pessoal. 

"Bobagens da net", Edy Pereira


A Assistente administrativo, Edy Pereira, 27 anos, dar seu posicionamento quanto a avaliação do perfil na rede de relacionamento. Ela acredita que participar de comunidades no Orkut não interfere na vida profissional, mas reconhece que é preciso tomar precauções em adicionar certas comunidades, bem como observar a rede de amigos que integra. 

Edy  explica que por outro lado não pega bem participar de algumas comunidades do tipo : "EU ODEIO MEU CHEFE” onde você tem em sua rede de amigos o próprio chefe. O que pra ela pode não passar de uma grande brincadeira da internet. “ Se o chefe não entender que isso não passa de bobagens da net, o bicho vai pegar”.diz. 

Como exemplo, Edy explica que adora seu chefe, mas não poderia participar de uma comunidade do tipo “EU ADORO MEU CHEFE”, por que não iria soa bem, segundo ela os colegas de trabalho iriam entender que estaria puxando o saco do chefe.Para Edy as pessoas deviam mesmo se expor menos. Ela diz que todas as comunidades que participa têm realmente haver com ela, mas não pode responder pelos os demais. 


"Seria injusto avaliar seu perfil pessoal pela rede", defende a assistente.
Para concluir, Edy afirma que um profissional não deveria ser avaliado nunca através de um site de relacionamento, por que segundo ela na net existem muitas cosias imaginárias. “Existe muita mentira. Você pode dizer que mora na Espanha, sendo que na verdade você nem sabe onde fica esse lugar. Tem uma comunidade que eu adicionei, `Sou fã da banda Nós 4`, mas só adicionei por que um amigo me pediu, onde na verdade nunca nem ouvi essa banda tocar, como poderia ser fã deles.” Justifica ela.   
A assistente administrativo dar mais exemplos de como seria injusto avaliar o perfil pessoal pela rede.  “Participo da comunidade `EU ODEIO ACORDAR CEDO` nem por isso significa que chego tarde ao trabalho, sei de minhas responsabilidades e acredito que o fato de participar dessa comunidade,  em hipótese alguma prejudicaria minha vida profissional”, ressalta.  


fonte: fotos  google


Um comentário: