terça-feira, 3 de agosto de 2010

Marcado pela Dor; a angústia de perder um ente querido no dia do aniversário

O exemplo de vida de uma adolescente que superou  a dor da morte com amor.

O começo de uma nova vida
A história que vocês vão ler agora conta o amor de uma jovem por sua avó que embora tenha partido no dia do seu aniversário nunca deixou que o tempo apagasse o forte sentimento que tem por ela. A cada dia ela cultiva com boas lembranças e carinho a saudade da avó que permanece viva para sempre  em seus sentimentos. 
  
O tempo não coseguiu apagar o amor verdadeiro
Exatamente há nove anos procuro alguma receita pra acalmar esse meu coração que chora de tanta saudade dessa pessoa maravilhosa que foi você, vó. A saudade é demais e falta até palavras pra expressar o que sinto nesse momento. O que me conforta um pouco é saber que você está em um lugar de paz, longe de toda maldade desse mundo, aos olhos do nosso Deus maravilhoso, que embora ele tire de nós quem mais amamos quando menos esperamos e sem avisar,mesmo assim ele não deixa de ser maravilhoso! Em meu peito apenas a dor de um punhal que a cada “meus pêsames” que me falavam pareciam pesar, já vi muitos da família questionar a Deus pelo seu falecimento em meu aniversário, vó! Também fico triste, mais prefiro acreditar que Deus agiu assim pra que não possamos nunca nos separar, que a cada aniversário meu, meu pensamento seja só em você, agiu assim pra que estivéssemos sempre ligadas, que eu pudesse te sentir de alguma forma, não fisicamente, mais sim espiritualmente. Tenho saudades dos banhos de mangueira, das sopinhas.....”.

O relato emocionante que você acabou de ler é da estudante Cinthia Costa de Lima, 16 anos, que perdeu sua avó no dia de seu aniversário há mais de nove anos, o amor incondicional pela avó é relatado nessa e várias declarações publicada em sua conta na rede relacionamento. Para ela as palavras são uma forma de declarar o verdadeiro amor. 

A saudade é marcada em vários trechos de sua declaração. A história é linda e de se emocionar. Ela define esse sentimento como “Imortal”. Cinthia prefere acreditar que num certo dia ela e sua avó poderão finalmente se reencontrar.

Amor imortal

NUNCA senti tanto a falta de ninguém como eu sinto a dela, em tudo que faço, tudo que vejo, tudo que penso, vejo ela! Tem dias que a saudade me sufoca tanto, tanto, tanto que eu não aguento e corre lágrimas do meu rosto, também seria impossível escrever tanto de um AMOR IMORTAL e não se emocionar, é esse nome que eu dou ao nosso sentimento, AMOR IMORTAL!”

Josefa pereira lima, avó paterna, morreu de câncer de pulmão, no dia 03 de outubro de 2000. Esse dia marcou pra sempre a vida da adolescente que até hoje sente intensamente sua falta. Se pudesse voltar ao tempo, se tivesse uma oportunidade de reencontro iria fazer muitas cosias, como ela mesma diz,“Abraçar, beijar e dizer o quanto a ama”.

Cinthia sente tanta falta da avó que para ela é como se acabasse de receber a notícia nesse exato momento de que ela acabou de falecer. A emoção é tão forete que ela não consegue esconder a dor que aflige seu peito, “É como tivesse sem exagero chegado do enterro”, completa. A adolescente reforça que não importa a distância entre o céu e a terra, pois sua avó querida estará sempre jutinho dela e vive sempre em seus pensamentos.


Sentimento angelical

Há pessoas que marcam bastante a vida das de outras pessoas sejam filhos, irmãos, pais, avôs, mãe e quando partem para outro plano muitos não sabem lhe dar com a situação. A dor da perda se torna ainda pior quando a morte de um ente amado ocorre na data mais especial da vida, a do aniversário.

Diante dessa situação muito se perguntam o quê comemorar e por que comemorar? Parece que não há mais motivos, quando tudo aparentemente esta acabado surge uma força interior de que é preciso continuar e tornar ainda mais viva aquela pessoa querida. 

Cinthia explica que essa força ela encontra com o amor, com as lembranças e a saudade. De acordo com ela a data do aniversário de fato nunca mais será a mesma. ela explica a situação é tão delicada que não há como questionar que as comemorações não acontecem da mesma forma por que ao mesmo tempo em que comemora a alegria do nascimento recordam o dia da morte.

Cinthia se refere avó como se ela tivesse próxima fisicamente. “Ela é tão carinhosa, tão meiga, tão gentil, tão prestativa”, mas sabe que ela está mesmo é em seus pensamentos. 

Saudades eternas
A saudade e a emoção de como a jovem fala é tão intensa que emociona qualquer pessoa. Embora ausente, sua presença é constante na minha vida, seu sorriso, sua voz enérgica e carinhosa, ao mesmo tempo impulsionando minha vida. Lágrimas descem pelo meu rosto, querendo ver o seu, para que em um impulso correr para seus braços e me aninhar, sem vergonhas. Minha vida, minha existência, sem esquecer uma só frase, um puxão de orelha, um carinho, um sorriso, uma chinelada um beijo eterno, que só você soube dar. Espaços vazios que não se completam mais, lacunas perdidas em pensamentos. Caminhos percorridos sem volta.Para você, avó, dedico essas palavras hoje, pois que sei que em toda minha existência serão as mesmas. A saudade não é só neste seu dia, mas em todos os dias, pois tu és como uma jóia preciosa, podem haver outras, mais nenhuma igual”, desabafa.

Cinthia perdeu sua avó quando ia completar 7 anos. A pesar de ter morrido justamente no dia de seu aniversario não tem revoltas e muito menos culpa ninguém. Ela diz que muitas pessoas, até gente da própria família questionam Deus pela morte de sua avó nessa data, mas prefere pensar que Deus agiu assim pra que sua avó e ela nunca mais se separassem. 

“Deus agiu assim para que estivéssemos sempre ligadas, não fisicamente, mais sim espiritualmente,”, diz, Cinthia apostando que cedo ou tarde vão se encontrar na eternidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário