terça-feira, 10 de agosto de 2010

Internet:o mote dessa eleição

Como as redes sociais podem ajudar os políticos a ganhar a eleição 

Panfletos, comício, carro de som, propaganda eleitoral, nada disso a bola da vez mesmo é a utilização da internet para a disputa por uma vaga no congresso nacional. 


Mídia digital: novo trunfo dos políticos  
Como ferramenta poderosa na busca por eleitorado todo mundo já sabe, a questão agora é como utilizá-la com sabedoria para não deixar cair a peteca, ou melhor, da pra trás tudo que os partido já vinham construído até agora. Em especial nessas eleições as mulheres poderão decidir o pleito por ser maioria, no entanto os jovens também poderão faz a diferencia. Sabe como? Através da web e as redes sociais.
Mais de 60 milhões de brasileiros 
acessam a internet

Dados de 2009 divulgados pelo IBOPE mostra que já são mais de 67,5 milhões de brasileiros que acessam a internet e detalhe de qualquer lugar como lan-house,escolas, bibliotecas e outros. Com esse número expressivo você não acha mesmo que os partidos políticos vão ficar de fora não é.
As redes sociais e os jovens  
Pesquisas dão conta que jovens de 20 a 35 anos freqüentam regularmente os sites de relacionamentos, mais até do que qualquer outro publico. Eles possuem Orkut, facebook, twitter acessam o youtobe e interage o tempo todo com meio eletrônico. Seja qual for sua classe social. De rico ao pobre eles são maioria nas redes sociais. Sabendo disso, a dica é desenvolver metas e estratégias para atingir esse eleitorado: redes de relacionamentos para os jovens e rádio e tv para a grande massa.
Eleições web 2.0
Qual o peso que a internet terá nessas eleições?

Todo e algum mais, dizem os especialistas. Afinal, a internet será em especial nessas eleições a menina dos olhos dos partidos políticos. Primeiro por que consegue uma grande interação com os internautas por meio das redes sociais, segundo o seu poder de alcance propagando as idéias e as propostas dos políticos. Por fim a instantaneidade oferecida pelo meio.
 Essa rapidez com que as informações chegam estimula a conversação.  No twitter, por exemplo, que permite a troca de mensagens entre de participantes, os políticos propiciam cada vez mais o debate tornando ainda mais democrático a participação de qualquer cidadão nos interesses de melhorias políticas para o país. Ta certo, que essa ferramenta ainda não é seguida pela maioria dos brasileiros mais vai fazer um abalo grande nas contagens dos votos. 

Políticos brasileiros, e alguns alagoanos ja estão no tuwitter.

Conheça o twitter dos principais candidatos a presidente:


Dilma Rousseff (PT) - @DilmaBR
 
 José Serra (PSDB) - @JoseSerra_


 Marina Silva (PV) - @Silva_Marina

Twitter dos principais candidatos que estão na disputa por um vaga no Palácio

 Teotonio Vilela(PSDB) - @teotonio45
Fernando Collor(PTB)-@Collor_14

Ronaldo Lessa- (PDT)@_RonaldoLessa 12


 
Como modelo de uma campanha extraordinária de sucesso pode ser destacada a dos Estados Unidos em 2008, quando o então presidente Barack Obama utilizou as redes sociais para disseminar suas propostas como presidente. A isso se deu o nome de Markting político.A estratégia deu certo e o feito deverá repetir a dose não só nos Estats, mas aqui também no Brasil . 

Opinião pública virtual

Especialistas em Marketing político como Gaudêncio Torquato já denomina de opinião pública virtual tudo aquilo que circula na internet, principalmente nas redes sociais. Ele enfatiza que qualquer noticia de caráter político que gere interesse publico são rapidamente propagados pelos os blogs e twitters, é onde esta a força das redes.

Kit Campanha:   
E-mails Marketings, Newslestter, Santinhos Digitais invadem o meio eletrônico 

 Como os políticos estão liberados para fazer campanha na internet já começaram a enche as caixas de e-mail e até mesmos os espaço destinado a recado no Orkut de várias pessoas. O jornalista Márcio freeire, acredita no potencial da internet como ferramenta de estratégia de maketing político, mas não se agrada da forma como os candidatos estão desenvolvendo suas campanhas políticas na web.
“Esse ano em especial a internet vai ter um peso maior, já que os candidatos estão liberados para fazer campanhas pela net. O que mais incomoda com isso, é que enchem nossas caixas de e-mail e orkut com propagandas”, questiona.

Na opinião do Márcio a internet pode ajudar a aproximar o candidato do eleitor, mas não consegui atingir todo mundo, todas as classes sociais. Ele fala de publico segmentado “Quem eles querem atingir é a grande massa e com a internet não vai ser possível”, afirma. No mais para ele é apenas uma forma de campanha de divulgação de suas propostas.



3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. O que nós, eleitores, podemos observar é o uso indiscriminado das ferramentas tecnológicas neste pleito. No entanto, acho válido ressaltar que, em um universo de 180 milhões de brasileiros, 60 milhões de usuários compõem uma parcela minúscula do eleitorado no País.

    A internet, principalmente por meio das redes sociais, pode implicar na aproximação entre os candidatos e o eleitor, mas pode desconstruir a imagem dos postulantes a cargos públicos.

    Parabéns pelo blog, Janaína!

    ResponderExcluir